sábado, 11 de abril de 2009

O Fim da Picada

O filme marca a estréia na direção de longas do cineasta Christian Saghaard. O Fim da Picada recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Porto Alegre (Cine Esquema Novo), a sua distribuição é feita pela CINEMARK. Em julho, o longa paulistano vai ser exibido no Miragem, na categoria Mostra Especial.
                                                                                        Divulgação

Saghaard também atua na área audiovisual como fotógrafo, programador e produtor

Longa-metragem ficcional reúne o Saci, Exú-Lebara, versão feminina da entidade afro-brasileira; e Macário, personagem satanista criado pelo escritor Álvares de Azevedo.

O longa foi filmado e finalizado em 35 mm, contou com participação especial de cineastas renomados, como Ivan Cardoso, José Mojica Marins, o popular Zé do Caixão, Carlos Reichenbach, Hermano Penna e Aloysio Raulino.

No elenco estão Ricardo De Vuono, dos curtas Sinhá Demência e Outras Histórias e Demônios, ambos dirigidos por Saghaard; Cláudia Juliana, de o Bicho de Sete Cabeças; Analú Silveira, dos longas Remissão, de Sílvio Coutinho e A Concepção, de José Eduardo Belmonte; Sandro Acrisio, interpreta o Saci.

O Fim da Picada marca a estréia na direção de longas do cineasta Christhian Saghaard, 36 anos, que também escreveu o roteiro e foi o câmera do filme.

Sinopse
Macário, personagem principal do filme, participa de uma orgia satanista numa praia brasileira no ano de 1850. Na manhã seguinte, inicia sua difícil viagem ao subir a serra em direção à cidade de São Paulo, montado em seu burro. No trajeto encontra Exú-Lebara, versão feminina da entidade fantástica de origem afro-brasileira. Decidem seguir juntos a viagem. No entanto, Exú engana Macário durante a viagem, fazendo-o acordar na capital paulista, mas no ano de 2008, na mega-metrópole com quase 20 milhões de habitantes. Macário fica atordoado e torna-se um mendigo, vítima da cruel e desumana realidade em que passa a viver.

Um garoto que vive nas ruas do centro antigo de São Paulo sofre uma fantástica transformação para se tornar um Saci, mito mais importante do folclore brasileiro, um ser maligno e brincalhão. Macário e Saci se encontram no caos da cidade.

Ficha técnica
Direção e Roteiro: Christian Saghaard
Direção Fotografia: Janice D’ávila
Montagem: André Francioli
Trilha Sonora: Marcelo Preto / Eduardo Contrera / Bruno Buarque / Ricardo Reis
Editor de Som: Ricardo Reis
Direção de Arte: Carla Sarmento
Figurino: Carlos Furtado

 Teasers  - Produção Cinegrama Filmes