segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Diretores Estreantes














Mykaela Plotkin (Pernambuco-PE)
Filme: Do Morro? (2010)


Caio Brettas (Palmas-TO)

Filme: Desnuda (2009)


Elder Fraga (São Paulo-SP)

Filme: O Último Dia (2010)

Naiara Rimoli (Brasília-DF)
Filme: Na Casa ao Lado (2010)

Rodolfo Carvalho (Palmas-TO)
Filme: DES Encontro (2010)

Lígia Maciel Ferraz (Florianópolis-SC)
Filme: Crisálida (2009)


Rubens Romero
(São Paulo-SP)
Filme: Celebridades Anônimas (2009)

Philipp Figueroa (Rio de Janeiro-RJ)
Filme: Loucura Suburbana (2009)

Cláudio Guedes Fernandes (São Vicente Ferrer-PE)
Filme: Um Médico Rural (2009)


Fábio Yamaji
(São Paulo-SP)
Filme: O Divino, De Repente (2009)


Pedro Jorge
(São Paulo-SP)
Filme: Vermelha Luz do Bandido (2009)

Rafael Ponzio (São Paulo-SP)
Filme: 103/105 (2010)


Mário Bonin
(São João de Meriti-RJ)

Filme: O Mendigo (2010)

Marcelo Mesquita (São Paulo-SP)

Filme: Maio (2010)


Alexandre Guterres
(Viamão-RS)

Filme: Longe de Casa (2009)

Francelino França (Londrina-PR)

Filme: Maria Angélica (2009)

Marcelo Quintella e Boynard (Rio de Janeiro)

Filme: Sitiados (2010)

Juliana Moreira Carneiro e Joana D'arc de Oliveira (Miracema/ Palmas-TO)
Filme: Dasihã Zumze (2009)

Celina Kurihara e Cassia Mary Itamoto (São Paulo-SP)
Filme: Terra a Gastar (2009)


Marcelo Carvalho Marques (São Paulo-SP)
Filme: Moderna Idade (2009)

Gleydsson Nunes (Palmas-TO)
Filme: Terminal de Lembranças (2010)

HOMENAGEM 2010 - Nilson Rodrigues


Com o intuito de colaborar com a preservação de nossa memória audiovisual, anualmente a mostra faz homenagem a um profissional de fundamental importância para o desenvolvimento cinematográfico de nossa região.

Nesta edição, o Miragem homenageia o cineasta e produtor cultural Nilson Rodrigues, que juntamente com o cineasta Hélio Brito e o animador cultural Donizete Nogueira, criou no final da década de 80 a benTVideo - primeira produtora de vídeo do estado; e, em 1994, o primeiro festival de cinema de nossa região - Festival do Vídeo Ecológico - na nascente cidade de Palmas.

Perfil do homenageado

Nilson Rodrigues nasceu em Abadia dos Dourados, Minas Gerais, em 1965. Em 1979, seguindo a trajetória dos seus irmãos, mudou-se para Brasília, escapando da pobreza do interior mineiro.

Em 1980, a partir de um curso de teatro oferecido na escola pública em que estudava, deu início a sua carreira, concretizando o sonho que acalentava desde criança, quando assistia, nos circos de drama que passavam por sua cidade, grandes clássicos da dramaturgia popular, como "O Terror de Drácula" e "Por um Punhado de Dólares". As peças montadas em Taguatinga, cidade satélite de Brasília em que vivia, como "Marechal Boi de Carro”, de Joaquim Cardozo, e "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, abriram-lhe a percepção do papel do teatro na sociedade, ao mesmo tempo em que lhe possibilitaram o contato com realizadores de teatro de outras cidades e regiões do país. O norte Goiano, hoje Tocantins, o Mato Grosso do Sul e Goiás passaram a fazer parte do roteiro de apresentações teatrais e de articulação política em defesa do teatro e da cultura Brasileira.

Logo após, dirigiu a associação de arte e cultura de Taguatinga e participou da direção da CONFENATA - Confederação Nacional de Teatro Amador. As atividades com o cineclube vieram a seguir, e as novas tecnologias apontavam o vídeo como uma importante ferramenta de comunicação e de ação cultural e política. No final da década de 1980, assumiu a diretoria da ABVP - Associação Brasileira de Vídeo Popular e, já vivendo no Tocantins, criou, juntamente com o cineasta Hélio Brito e o animador cultural Donizete Nogueira, a bemTVideo, primeira produtora de vídeo do Estado. Em meados da década de 90, realizou o 1º Festival do Vídeo Ecológico, na nascente cidade de Palmas. Produziu, logo após, o filme "O Caminho das Onças", ganhador do prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema de Gramado.

Em 1991, dirigiu o Departamento de Cultura do Tocantins, função que ocupou até 1995, quando, a convite do governador de Brasília, Cristovam Buarque, assumiu a Fundação Cultural do Distrito Federal. De volta à produção cultural, concebeu e dirigiu o Festival de Inverno de Bonito-MS, o Festival de Cinema de Campo Grande/FestCine Pantanal e abriu a primeira sala de cinema de arte do Mato Grosso do Sul, o CINE CULTURA. Produziu ainda o projeto Memória, para a Fundação Banco do Brasil, e dois filmes documentários: "Josué de Castro e a Geografia da Fome" e "Paulo Freire, Educar Para Transformar". Em 2005, foi convidado pelo presidente Lula para assumir a diretoria da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, cargo que ocupou até 2009. Atualmente está em circuito pelo país com o espetáculo "Brasil Clássico Caipira", que produziu e dirigiu e produz para a TV Câmara a série de trinta capítulos "Impressões do Brasil", sobre idéias, livros e autores brasileiros.

Mostra Miragem 2010 divulga selecionados para a sua quinta edição

A Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (Miragem 2010) divulga a lista dos curtas selecionados para a sua quinta edição, que será realizada entre os dias 01 e 04 de dezembro, na cidade de Miracema do Tocantins, com itinerâncias em Miranorte, Tocantínia e Paraíso. Nesta edição foram inscritos 137 filmes produzidos em diversas regiões do país, 61 curtas foram selecionados para as categorias competitivas e 01 para a Mostra Especial. Em razão da grande quantidade de filmes inscritos na mostra deste ano, superando significativamente a edição do ano passada (47), a produção da mostra Miragem 2010 resolveu ampliar seu espaço de exibição, através de novas parcerias firmadas com órgãos públicos, associações e cineclubes. Com exibições simultâneas em mais 05 cidades: Miranorte, Tocantínia, Paraíso, Palmas e Gurupi, a mostra assume uma nova proposta, no Tocantins, de divulgação do produto audiovisual brasileiro, em especial o curta-metragem, formato cinematográfico conhecido por sua ousadia, originalidade e experimentação de linguagem. Tais parcerias propiciaram a estas belíssimas obras chegarem ao grande público, assumindo uma postura de mostra itinerante, e assim, tornar viável a sua realização diante da escassez de recursos públicos aos festivais de cinema em nosso Estado.

A produção da mostra agradece a todos os 137 realizadores inscritos no Miragem 2010 e de antemão parabeniza os 62 selecionados!

Filmes selecionados:


Ficção:


Vela ao Crucificado, de Frederico Machado, 35mm, 13’, São Luís/MA, 2009;

3.33, de Sabrina Greve, DvCam/ BetaCam, 11’40’’, São Paulo/SP, 2009;

O Mendigo, de Mário Bonin, Mini-DV, 19’, São João de Meriti/RJ, 2010;

Cheirosa, de Carlos Segundo, HDV, 5’, Uberlândia/MG, 2009;

103/105, de Rafael Ponzio e Emiliano Kore, Mini-DV, 5’38’’, São Paulo/SP, 2010;

Nesta Data Querida, de Júlia Rezende, 16mm, 13’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

Céu Limpo, de Marcley de Aquino e Duarte Dias, HDV, 15’, Fortaleza/CE, 2009;

Betty Quer Morrer, de Joeli Pimentel, HDV, 15’, São Paulo/SP, 2009;

A Invasão do Alegrete, de Diego Müller, 35mm, 21’39’’, Alegrete/RS, 2009;

Longe de Casa, de Alexandre Guterres, HDV, 14’, Viamão/RS, 2009;

Um Médico Rural, de Cláudio Guedes Fernandes, 35mm, 21’, São Vicente Ferrer/PE, 2009;

Doido Lelé, de Ceci Alves, 35mm, 17’15’’, Salvador/BA, 2009;

Alguns Nomes do Impossível, de Gabriel Tupinambá, HD CAM, 19’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

Maio, de Marcelo Mesquita, 35mm, 13’11’’, São Paulo/SP, 2010;

Caça Palavra, de Pedro Flores da Cunha, 35mm, 20’, Brotas/SP, 2009;

Maria Angélica, de Francelino França, 35mm, 19’, Londrina/PR, 2009;

Em Uma Noite Escura, As Rosas São Amarelas, de Rodrigo Chevas, 2K, 22'30”, São Paulo/SP, 2010;

Crisálida, de Lígia Maciel Ferraz, HDV, 13'09”, Florianópolis/SC, 2009;

Borra de Café, de Aluizio Guimarães, HDV, 18', Campina Grande/PB, 2009;

O Último Dia, de Elder Fraga, HDV, 20', São Paulo/SP, 2010;

Meu Avô e Eu, de Caue Nunes, HDV, 13’, Campinas/SP , 2010;

Jardim Beleléu, de Ari Candido Fernandes, 16mm, 15’, São Paulo/SP, 2009;

Avós, de Michael Wahrmann, Super-8, 11’47’’, São Paulo/SP, 2009;

Estado Senil, de Ivan Rodrigues, 35mm, 14’, São Paulo/SP, 2009;

Princípio da Incerteza, de Cauê Brandão, 35mm, 14’10’’, Goiânia/GO, 2009;

Muita Calma Nessa Hora, de Frederico Ruas, Mini-DV, 8’, Porto Alegre/RS, 2010;

Maresia, de Christian Schneider e Natália Piva Chim, 35mm, 9’, Porto Alegre/RS, 2009;

1:21, de Adriana Câmara, Foto still, 10’42”, Recife/PE, 2010;

A Infância de Margot, de Bruno de Oliveira, Super-8, 3’41’’, Curitiba/PR, 2009;

Sitiados, de Marcelo Quintella e Boynard, HD CAM, 13’, Rio de Janeiro/RJ, 2010;

Des Encontro, de Rodolfo Carvalho, Mini-DV, 5’, Palmas/TO, 2010;

Desnuda, de Caio Brettas, Mini-DV, 14’, Palmas/TO, 2009;

Big Lôra, de Pablo Marquinho e Roberto Sousa (Clube de Vídeo Super 8 da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo), Câmera Digital, 1’, Palmas/TO, 2009;

Se Eu Tivesse o Poder, de Lucas Santos Vieira (Clube de Vídeo Super 8 da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo), Câmera Digital, 1’, Palmas/TO, 2009;

O Casal e a Moto do Futuro, de Rubia Micaelly (Projeto Telinha de Cinema), Captado em aparelho Celular, 2’45”, Palmas/TO, 2010;

Amor a Três, de Samara Dias (Projeto Telinha de Cinema), Captado em aparelho Celular, 2’38’’, Palmas/TO, 2009.

Animação:

Eu Queria Ser Um Monstro, de Marão, Stop Motion/Lápis no papel, 8’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

O Retorno de Saturno, de Lisandro Santos, 35mm, 12’, Porto Alegre/RS, 2009;

Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, 2D, 12’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

Libertas, de Jackson Abacatu, 2D, 8’, Belo Horizonte/MG, 2009;

Bailarino e o Bonde, de Rogério Nunes, 35mm, 10’20’’, São Paulo/SP, 2009;

Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil..., de Alexandre Bersot, Vídeo Digital, 10’,
Nitéroi/RJ, 2009;


O Divino, De Repente, de Fábio Yamaji, 35mm, 06’20’’, São Paulo/SP, 2009;

Rupestre, de Paulo Miranda, Mini-DV, 20’, Goiânia/GO, 2010;

Aula de Yoga nº 34, de Gordeeff e Cláudio Roberto, Mini-DV, 5’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

A Terra a Gastar, de Celina Kurihara, Cassia Mary Itamoto, Mini-DV, 6’, São Paulo/SP, 2009;

Buba e o Aquecimento Global, de Eduardo Takao Nakamura, animação em flesh, São Paulo/SP, 2010;

Na Casa ao Lado, de Naiara Rimoli, Stop Motion, 6’25’’, Brasília/DF, 2010;

A Confissão de Bill, de Ramona Micaelly (Projeto Telinha de Cinema), Captado em aparelho Celular, 2’22’’, Palmas/TO, 2010;

Ser Humano, de Fernando Pinheiro, 35mm, 10’, Belo Horizonte/MG, 2010.

Documentário:

Loucura Suburbana, de Philipp Figueroa, HDV, 15’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

Fractais Sertanejos, de Heraldo Cavalcanti, 35mm, 19’04’’, Rio de Janeiro/RJ, 2009;

Vermelha Luz do Bandido, de Pedro Jorge, HDV, 16’, São Paulo/SP, 2009;

Foi Uma Vez, de Renan Lima, Mini-DV, 15’, São Paulo/SP, 2009;

Celebridades Anônimas, de Rubens Romero, DvCam, 21’03’’, São Paulo/SP, 2009;

Do Morro?, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro, HDV, 20’, Pernambuco/PE, 2010;

Moderna Idade, de Marcelo Carvalho Marques, Mini-DV, 9’, São Paulo/SP, 2009;

Ela, de Lázaro Ribeiro, Mini-DV, 11’31’’, Goiânia/GO, 2010;

Dasihã Zumze: um registro da infância Xerente, de Juliana Moreira Carneiro e Joana D’arc de Oliveira, Mini-DV, 12’33’’, Tocantínia/TO, 2009;

Terminal de Lembranças, de Gleydsson Nunes, Mini-DV, 20’08’’, Palmas/TO, 2010;

João Solidão, de André Araújo, Mini-DV, 15’, Palmas/TO, 2010;

A Maldição de Berenice, de Valério Fonseca, Câmera fotográfica, 7’, Rio de Janeiro/RJ, 2010.