segunda-feira, 22 de novembro de 2010

HOMENAGEM 2010 - Nilson Rodrigues


Com o intuito de colaborar com a preservação de nossa memória audiovisual, anualmente a mostra faz homenagem a um profissional de fundamental importância para o desenvolvimento cinematográfico de nossa região.

Nesta edição, o Miragem homenageia o cineasta e produtor cultural Nilson Rodrigues, que juntamente com o cineasta Hélio Brito e o animador cultural Donizete Nogueira, criou no final da década de 80 a benTVideo - primeira produtora de vídeo do estado; e, em 1994, o primeiro festival de cinema de nossa região - Festival do Vídeo Ecológico - na nascente cidade de Palmas.

Perfil do homenageado

Nilson Rodrigues nasceu em Abadia dos Dourados, Minas Gerais, em 1965. Em 1979, seguindo a trajetória dos seus irmãos, mudou-se para Brasília, escapando da pobreza do interior mineiro.

Em 1980, a partir de um curso de teatro oferecido na escola pública em que estudava, deu início a sua carreira, concretizando o sonho que acalentava desde criança, quando assistia, nos circos de drama que passavam por sua cidade, grandes clássicos da dramaturgia popular, como "O Terror de Drácula" e "Por um Punhado de Dólares". As peças montadas em Taguatinga, cidade satélite de Brasília em que vivia, como "Marechal Boi de Carro”, de Joaquim Cardozo, e "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, abriram-lhe a percepção do papel do teatro na sociedade, ao mesmo tempo em que lhe possibilitaram o contato com realizadores de teatro de outras cidades e regiões do país. O norte Goiano, hoje Tocantins, o Mato Grosso do Sul e Goiás passaram a fazer parte do roteiro de apresentações teatrais e de articulação política em defesa do teatro e da cultura Brasileira.

Logo após, dirigiu a associação de arte e cultura de Taguatinga e participou da direção da CONFENATA - Confederação Nacional de Teatro Amador. As atividades com o cineclube vieram a seguir, e as novas tecnologias apontavam o vídeo como uma importante ferramenta de comunicação e de ação cultural e política. No final da década de 1980, assumiu a diretoria da ABVP - Associação Brasileira de Vídeo Popular e, já vivendo no Tocantins, criou, juntamente com o cineasta Hélio Brito e o animador cultural Donizete Nogueira, a bemTVideo, primeira produtora de vídeo do Estado. Em meados da década de 90, realizou o 1º Festival do Vídeo Ecológico, na nascente cidade de Palmas. Produziu, logo após, o filme "O Caminho das Onças", ganhador do prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema de Gramado.

Em 1991, dirigiu o Departamento de Cultura do Tocantins, função que ocupou até 1995, quando, a convite do governador de Brasília, Cristovam Buarque, assumiu a Fundação Cultural do Distrito Federal. De volta à produção cultural, concebeu e dirigiu o Festival de Inverno de Bonito-MS, o Festival de Cinema de Campo Grande/FestCine Pantanal e abriu a primeira sala de cinema de arte do Mato Grosso do Sul, o CINE CULTURA. Produziu ainda o projeto Memória, para a Fundação Banco do Brasil, e dois filmes documentários: "Josué de Castro e a Geografia da Fome" e "Paulo Freire, Educar Para Transformar". Em 2005, foi convidado pelo presidente Lula para assumir a diretoria da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, cargo que ocupou até 2009. Atualmente está em circuito pelo país com o espetáculo "Brasil Clássico Caipira", que produziu e dirigiu e produz para a TV Câmara a série de trinta capítulos "Impressões do Brasil", sobre idéias, livros e autores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário