domingo, 6 de dezembro de 2009

MIRAGEM 2009 premia filmes de todo o Brasil

24 curtas de 10 estados brasileiros e uma produção latino-americana concorreram na Mostra

Por Natália Ferraciolli e Cássio Cerqueira

A 4ª edição da Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema, que foi realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2009, na sala Severino Lopes Teixeira premiou diversas produções de todo o Brasil.

O foco da mostra deste ano foi usar todo o peso publicitário do MIRAGEM para sensibilizar o poder público local acerca da importância da estruturação e funcionamento da sala de cinema e vídeo, construída em 2004, através da Prefeitura de Miracema.

Ficando abandonada desde então, a sala de cinema e vídeo foi inaugurada em 21 de agosto de 2009, ainda sem infraestrutura básica para o funcionamento de uma sala de exibições, com a realização do 2º Festival de Videoclipes Independentes de Miracema, evento este também produzido pela Inusitada Produções.

A primeira noite do Festival contou com a presença do presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Sérgio Lorentino, que prometeu apoio aos festivais que são produzidos no Estado, inclusive a Mostra de Miracema. Outro assunto destacado no encontro entre a produção da Mostra, representante do poder público municipal e presidente da FCT, foi a reforma definitiva da Sala de Cinema Severino Lopes Teixeira.

O destaque da primeira noite de exibições foi a animação O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar, de Willian Paiva, produção pernambucana, arrancando muitos risos da platéia.

No segundo dia do MIRAGEM deu-se início as atividades paralelas, com a realização da oficina Direção de Documentário, ministrada pelo jornalista e documentarista, Marcelo Silva, grande homenageado desta edição da Mostra. O destaque da oficina foi que alguns participantes já tinham projetos encaminhados. Segundo Marcelo Silva, esses projetos o surpreenderam pela qualidade dos temas apresentados.

Dando continuidade a Mostra, foram exibidos curtas da última noite da categoria competitiva.

A terceira e última noite, aconteceu a cerimônia de premiação, que contemplou os curtas concorrentes das diversas categorias. Na ocasião o Festival homenageou o jornalista e documentarista Marcelo Silva, que em seu discurso reforçou que a comunidade local precisa perceber a importância sócio-econômica da Mostra para o município. O homenageado enfatizou que o apoio a essa iniciativa tem que partir do poder público e da classe empresarial de Miracema, uma vez que o MIRAGEM divulga o município em todo o cenário audiovisual brasileiro.

Confira o resultado da Mostra Competitiva MIRAGEM 2009:


Júri Oficial

Melhor Curta Ficção

DarLuz
De Leandro Goddinho (São Paulo/SP)

Melhor Curta Documentário

O Menino Aranha
De Mariana Lacerda (São Paulo/SP)

Melhor Curta Animação

O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar
De William Paiva (Olinda/PE)

Melhor Curta - Diretor Estreante

O Menino Aranha
De Mariana Lacerda (São Paulo/SP)

Melhor Curta Tocantinense

Da Banca Pra Fora
De Yonara Aniszewski (Palmas/TO)

Melhor Curta da Mostra

DarLuz
De Leandro Goddinho (São Paulo/SP)

Menção Honrosa

Doce e Salgado
De Chico Lacerda (Recife/PE)

Júri Popular

Melhor Curta Tocantinense

Tattoo – A Tentativa
De Ithalo Henrique, Di Engenho Novo, Lorrane (Palmas/TO)

Melhor Curta da Mostra

O Jumento Santo e a Cidade Que Se Acabou Antes de Começar
De William Paiva (Olinda/PE)