sábado, 4 de julho de 2009

Selecionados

Nesta 4ª edição a Mostra Miragem recebeu 47 inscrições, destas 24 produções foram selecionadas pela curadoria. As produções cinematográficas vieram de diferentes regiões do país e da Escola Internacional de Cine y Tv, de San Antonio de Los Baños, em Cuba. O Tocantins concorre com quatro produções, maioria delas produzidos por estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Nas Mostras Especiais – não competitivas, será exibido o longa-metragem paulistano, O Fim da Picada (SP/2008), de Christian Saghaard; o relançamento do documentário produzido no Tocantins, O Caminho das Onças (TO/1996), dirigido pelo carioca, Sérgio Sanz, com pesquisa e roteiro de Marcelo Silva e Hélio Brito; e, ainda, o documentário Povo Marcado (Votorantim-SP/2008), de Werinton Kermes e Luciana Lopez, que retrata uma ação de caráter social realizado em uma cadeia pública.

Na categoria Melhor Curta - Diretor Estreante - prêmio estímulo aos diretores iniciantes - concorrem os seguintes realizadores: Mariana Lacerda (O Menino Aranha - São Paulo-SP/2008), Marcelo Caetano (A Tal Guerreira - São Paulo-SP/2008), Laura Becker (Eu Não To Entendendo - São Paulo-SP/2008), Michelle Gabriel – (História De Umbigo - São Paulo-SP/2009), Ithalo Henrique (Tattoo - A Tentativa - Palmas-TO/2009) e Willian Borges (Entre Rios – Palmas-TO/2009).

Curtas concorrentes

A Montanha Mágica (Doc) De Petrus Cariry (Fortaleza-CE/2009)
Sinopse: De tanto se divertir lá em cima, ele caiu, quinze metros, faltou ar! Até onde vai a verdade? Até onde vai a imaginação? Eu gostaria de lembrar um pouco mais.
Duração: 13’ Formato: 35mm

A Passageira (Do Trem Das Onze) - (Ani) De Rogério Nunes (São Paulo-SP/2008)
Elenco: Lydia Marques
Sinopse: Histórias e estórias do Tramway da Cantareira, o famoso trem que inspirou a canção de Adoniran Barbosa, contadas em sons, imagens e sonhos.
Duração: 13’ Formato: Mini – DV

A Tal Guerreira (Doc) De Marcelo Caetano (São Paulo-SP/2008)
Sinopse: Um soud-system no cemitério. Go-go boys nos atabaques. Uma televisão no terreiro. “A Tal Guerreira” é um filme sobre o sagrado e o profano nas incorporações do mito Clara Nunes. Clara Nunes era a cantora mais popular do Brasil, quando faleceu no inicio dos anos 80. Seu estilo único misturava samba e MPB com a espiritualidade das religiões afro-brasileiras – candomblé e umbanda. Para muitos fãs, a cantora tornou-se um orixá ao morrer. O filme acompanha um terreiro que cultua a cantora e um travesti que toda noite se transforma em Clara. Clara Nunes encantou-se.
Duração: 14’ Formato: Mini - DV

Antes De Que Me Olvides (Antes que me Esqueça) - (Fic) De Bruno Surian (Cuba/Brasil/2008) Elenco: Rolen Hernández, Javier Casas, Sergio Sanchez
Sinopse: A história de um neto que tem uma profunda admiração pelo avô, pretendendo, quando mais velho, ser igual a ele. Todos nós temos algum exemplo na vida ou admiramos alguém. Não importa se é um ente querido ou um amigo próximo. Mas será que esse exemplo algum dia foi uma pessoa má, que cometeu muitos erros? Quem sabe sim...Talvez até o seu estimado avô tenha sido um delinquente juvenil.
Duração: 4’27’’ Formato: Mini – DV

As Estrelas do Céu (Ani) De Wildes Sampaio (Fernando de Noronha-PE/2005)
Sinopse: Lina é uma criança que acreditou tanto no seu sonho que um certo dia decidiu concretizá-lo. Tocar nas estrelas do céu era tudo que ela sempre quis. Esta é a história do 1º desenho animado produzido com pinturas, desenhos, vozes e idéias de crianças e jovens de Fernando de Noronha, durante as oficinas do projeto Anima Noronha 2005.
Duração: 6’ Formato: Digital 8

Cinco Minutos (Fic) De Ricky Mastro (São Paulo-SP/2008)
Elenco: Nyrce Levin, Sarah Sarres, Angela Barros
Sinopse: Quando se passa uma vida inteira ao lado de alguém, todo tempo do mundo ainda é pouco para dizer adeus.
Duração: 10’ Formato: 35mm

Contatos Siderais Antes do Colegial (Fic) De Ale Mchaddo (São Paulo-SP/2009)
Elenco: Gustavo Novak, Jady Brasileiro, Cayke Scalione, Gabriel Vascocelos. Sinopse: Um grupo de crianças passa a noite no parque da cidade. Lorota tenta assustar seus amigos dizendo que pode fazer contato com extra-terrestres, mas sem que o garoto saiba, acaba mesmo chamando a atenção de um alienígena que imagina que o planeta está sendo invadido. Ao ver o extraterrestre verdadeiro os amigos de Lorota acham que é mais um de seus truques, dando início a uma grande confusão, com direito a monstros, disco voadores e transformações.
Duração: 15’ Formato: 35mm

Cru (Fic) De Fábio Allon (Curitiba-PR/2007)
Elenco: Pablito Kucarz, Camila Hubner, Evandro Scorsin
Sinopse: Um lago de lágrimas fritas!
Duração: 3’ 30’’ Formato: Super-8

Da Banca Pra Fora (Doc) De Yonara Aniszewski (Palmas-TO/2008)
Sinopse: No rico universo das feiras livres, repleto de sons, cheiros e cores, encontramos o elo que faz a ligação entre o produto e o comprador: o feirante. É ele quem pratica a atividade meio, sociabilizando, sensibilizando e humanizando este importante espaço comunitário que, a despeito da modernidade, da globalização e dos crescentes avanços tecnológicos, insiste em se manter vivo. Duração: 20’ Formato: Mini-DV

DarLuz (Fic) De Leandro Goddinho (São Paulo-SP/2009)
Elenco: MawusiTulani, Antonio Vanfill, Carolina Bianchi, Ricardo Monastero, Ester Laccava, Tayrone Porto, Valdir Grillo, Lucélia Sérgio e outros. Sinopse: “Dei José, dei Antonio, dei Maria. Dei, daria e dou. Não posso criar.”Darluz
Duração: 15’ Formato: Mini - DV

Doce e Salgado (Fic) De Chico Lacerda (Recife-PE/2007)
Elenco: Fábio Vasconcelos, Rosilane Salazar e Vitor Lima Sinopse: Dois adolescentes, amigos de colégio, descobrem o desejo.
Duração: 7’24’’ Formato: Mini-DV

Entre Rios (Doc) De Willian Borges (Palmas-TO/2009)
Sinopse: Entre Rios é uma narrativa, de forma dialética, sobre a polêmica história da criação de uma das maiores áreas de proteção ambiental do mundo, a APA Ilha do Bananal Cantão, e dos impactos qu e a criação dessa área causou aos moradores da região.
Duração: 25’ Formato: Mini – DV

Eu Não To Entendendo (Fic) De Laura Becker (São Paulo-SP/2008)
Elenco: Régis Rodrigues, Mariana Thomaz, Túlio Ferreira, Celina Chrispim
Sinopse: Joel, um namorado extremamente ciumento, ameaça de morte sal namorada Teresa, uma atriz, para que ela diga para ele “Eu Te Amo” da mesma forma que o faz em peças de teatro. Dois amigos do casal intervêm na tentativa de solucionar o impasse que caminhará para um clímax e final surpreendente.
Duração: 6’22’’ Formato: Mini-DV

História de Umbigo (Ani) De Michelle Gabriel (São Paulo-SP/2009) Sinopse: Quando a pequena Milu descobre que terá de dividir seu reino particular com um irmãozinho, algo estranho acontece em sua barriga. História de Umbigo, uma fábula sobre ciúmes e afeição.
Duração: 10’ Formato: 35mm

O Jumento Santo e A Cidade que Se Acabou Antes de Começar (Ani)
De William Paiva / Leo D. (Olinda-PE/2007)
Sinopse: Quando Deus resolveu criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.
Duração: 11’ Formato: Mini-DV

O Menino Aranha (Doc) De Mariana Lacerda (São Paulo-SP/2008)
Sinopse: A história de uma lenda urbana real que aconteceu em Recife – Pernambuco, no fim da década de 90.
Duração: 13’ Formato: 35mm

O Rei do Coco (Doc) De João Marcello Ferraz (Goiana-PE/2007)
Sinopse: O vídeo retrata a vida e a obra de Sebastião Grosso, de Goiana, que morreu em 2007, logo após gravar o seu primeiro disco. Autor de mais 300 composições, ele vivia como feirante e era mestre da cultura popular, apesar de ser seu reconhecimento só aparecer nos seus últimos anos de vida.
Duração: 16’ Formato: Mini-DV

Palavra Filho (Fic) De Eliesér Jairo e Wanderson da Silva (Rio de Janeiro-RJ/2008)
Sinopse: Judas vende balas no sinal a mando de sua mãe. Essa vida é uma balança onde brincadeira e responsabilidade oscilam sempre e encontram equilíbrio no maior desejo de Judas, que é ouvir de sua mãe uma palavra de carinho.
Duração: 16’36’’ Formato: DV – CAM

Póstumo (Fic) De Wertem Tawera (Goiânia-GO/2006)
Sinopse: Se nenhum de nós nunca experimentou o que é verdadeiramente a morte, como podemos dizer que estamos vivos? Por exclusão? Por dedução? Por fé, talvez. Esse homem tentou sozinho encontrar as respostas...
Duração: 15’ Formato: Mini – DV

Tattoo – A Tentativa (Doc) De Ithalo Henrique, Di Engenho Novo e Lorrane (Palmas-TO/2009)
Sinopse: Tattoo – A Tentativa surgiu da idéia de fazer um Documentário abordando a ligação da tatuagem com o som pesado. Porém alguns empecilhos mudaram o curso desse projeto, transformando-o em um curta sobre a equipe responsável pelo próprio documentário abordando as diferentes opiniões, de pessoas “comuns” sobre esse tipo de arte corporal.
Duração: 9’ Formato: Mini - DV

Terra (Ani) De Sávio Leite (Belo Horizonte-MG/2008)
Elenco: Ezequias Marques e Paulo César Pereio
Sinopse: Coisas ordinárias acontecem com pessoas extraordinárias
Duração: 5’ Formato: Mini – DV


Vó Lina (Ani) De Ianah Maia / Pamela Soares (Olinda-PE/2009)
Sinopse: Ao tentar fazer uma boa ação, esta vovozinha acaba se metendo em uma grande bagunça no seu quintal.
Duração: 2’ Formato: Mini-DV

WC – Tudo o que os Homens Sempre Quiseram Saber (Fic) De Inaê Lara Ribeiro de Paula (Palmas-TO/2009)
Sinopse: Graças a alguns comportamentos das mulheres, os homens criaram indagações a respeito do que se passa no banheiro feminino. WC – Tudo o que os homens sempre quiseram saber, faz uma sátira dessa história que vem perturbando a cabeça do sexo masculino há muito tempo.
Duração: 2’19’’ Formato: Digital 8

X Coração (Ani) De Lisandro Santos (Porto Alegre-RS/2007)
Sinopse: X Coração conta a história do amor platônico de Alex, o chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que frequenta a lanchonete onde ele trabalha.
Duração: 11’30’’ Formato: Beta SP, DVD